Cursos Pronatec – cursos gratuitos, técnicos, como fazer

Os cursos Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Médio) foram criados com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica e consequentemente a inserção de novos profissionais, cada vez mais qualificados, no mercado de trabalho.

A iniciativa da criação do Pronatec é do Governo Federal, as opções de cursos podem ser encontrados por todo o Brasil, são ministrados por instituições de ensino com regime governamental que incluem o SENAC, SENAI, SENAR, REDE FEDERAL ou SENAT

Podem iniciar os cursos Pronatec estudantes com diversos níveis de formação como Ensino Fundamental tanto completo como incompleto ou Ensino Médio incompleto ou completo.

Cursos Pronatec – como Fazer

Para fazer um dos cursos disponibilizados é importante verificar se há disponibilidade do mesmo em sua cidade, no site pronatec.mec.gov.br existe uma ferramenta de fácil uso que pode ser acessada por aqui, onde você insere os dados para busca como estado, município, sua escolaridade, instituição e turma, após feitos esses passos automaticamente serão mostrados os resultados da pesquisa (conforme imagem abaixo) sendo somente necessário entrar em contato ou dirigir-se até a instituição para efetivar a matricula.

Cursos Pronatec - como Fazer

Com o preenchimento de campos de pesquisa fica fácil encontrar seu curso

Cursos disponibilizados

Os cursos técnicos Pronatec podem ser encontrados nos mais variados eixos tecnológicos como Ambiente e Saúde, Controle e Processos Industriais, Desenvolvimento Educacional e Social, Gestão e Negócios, Informação e Comunicação, Infraestrutura, Militar, Produção Alimentícia, Produção Cultural e Design, Produção Industrial, Recursos Naturais, Segurança, Turismo, Hospitalidade e Lazer.

Quem pode se inscrever?

– Trabalhadores, inclusive agricultores familiares, silvicultores, aquicultores, extrativistas e pescadores;

– Povos indígenas;

– Comunidades quilombolas;

– Adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas;

– Desempregados;

– Pessoas com deficiências;

– Pessoas que recebem benefícios dos programas federais de -transferência de renda ou que estejam cadastradas no CadÚnico;

– Praças do Exército e da Aeronáutica com baixa do Serviço Militar ou Atiradores de Tiro de Guerra;

– Estudantes matriculados no Ensino Médio das escolas públicas, inclusive na Educação de Jovens e Adultos.

Cursos Gratuitos Pronatec

Também é possível encontrar alguns cursos gratuitos Pronatec ofertados por escolas públicas federais e estaduais, além das unidades SENAI, SENAC, SENAR e SENAT.

Durante o curso o aluno receberá também material didático para a realização do mesmo, auxílio transporte e auxílio alimentação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...